Possuímos cinco sentidos principais que nos guiam em nossos atos, sendo eles: a audição, olfato, paladar, tato e visão. Mas e o que isso tem a ver com o marketing? Bom, acabei de citar 5 dicas de como atrair e fidelizar o seu cliente!

São muitas hoje as empresas que além de uma identidade visual caprichada, investem em outros elementos para atrair e tornar a sua marca mais memorável, e certamente você conhece alguma delas, como por exemplo a Melissa. Se você conhece essa marca e já passou em uma de suas lojas, provavelmente veio na sua imaginação uma recordação do cheiro da loja ou de seus produtos, não é mesmo? Ou então a Coca-Cola, quem nunca ficou com a música tema de seus comerciais na cabeça. Nesses dois exemplos, citamos os aspectos do olfato e da audição que essas empresas utilizaram em suas campanhas publicitárias.

audicao

Outro exemplo de como o contato visual e físico ainda é tão importante para vender seu produto ou trabalho, podemos citar a comercialização de livros e fotografias, embora já existam livros digitais e celulares com câmeras tão incríveis quanto uma câmera profissional, o tato instiga varias recordações e sentimentos profundos nas pessoas . Enquanto alguns livros com texturas específicas aproximam o leitor da história, despertando sentimentos que envolvem ainda mais o leitor no conto, um álbum de fotografia pode provocar o sentimento de   nostalgia e carinho por momentos especiais já registrados e agora em mãos. Sem dúvidas, são detalhes que fazem a diferença.

Dessa forma, o marketing sensorial também pode direcionar a sua empresa para o seu público desejado. Se você possui uma loja que vende artigos femininos, o ideal é que, além da sua identidade visual ser voltada para esse público, que você incremente um cheiro específico ou uma música ambiente que converse com esse perfil, deixando dessa forma, lembranças que farão essas pessoas retornarem ou lembrarem da sua marca. Aqui vale ressaltar que a questão visual é muito importante, afinal, além da fachada e o espaço arquitetado, é a marca que vai representar o seu estabelecimento, então sempre indicamos procurar um profissional qualificado que saiba elaborar o conceito para o seu negócio, fazendo com que as formas, cores, linhas, texturas e demais elementos a serem usados, fiquem de acordo com a proposto de seu serviço.

Grandes empresas como a Coca-Cola, que citamos anteriormente, já possuem uma identidade forte, a criação de uma música tema (jingle) é uma sacada genial, pois ao mesmo tempo ela está trabalhando a visão, audição, tato e paladar juntos, criando cada vez mais memórias no seu cliente.

Você pode aplicar essa ideia na sua empresa, independente do ramo de atuação, a criação de um jingle ou perfumar a sua empresa com uma essência particular entre outras ideias que utilizam nossos sentidos criam mais formas das pessoas lembrarem da sua marca.

Citamos anteriormente a capacidade que o marketing sensorial tem de direcionar o seu público, entretanto ele também pode ser uma ferramenta para ampliar esse público. Ao trabalhar com cheiro, som, textura ou outros fatores, é possível deixar o ambiente em uma neutralidade, um bom exemplo disso são as lojas de departamento, como Havan, Renner, Riachuello ou outras. Os produtos ofertados nessas lojas são para diversas idades, gêneros e em nenhum momento seus aspectos sensoriais são direcionados a somente um público, exceto para a separação de seus setores.

Então basicamente, o marketing sensorial é a conexão física e emocional entre a empresa e o seu público e quando aplicado de forma correta e atrativa, o resultado torna-se consequência.

Escrito por:
vini01   Vinicius Sales

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s