Fidelizar um cliente a uma marca é um ideal buscado pela maioria das empresas e para tornar isso possível, é necessário que as marcas conheçam o perfil das pessoas que querem vender. As pessoas estão sempre propensas a criar afeto por algo que simpatizam, seja para outra pessoa, grupo, marca ou produto em específico, e por diferentes motivos, sejam eles estéticos, funcionais ou emocionais.
É necessário entender o que cria essa relação e então aplicá-la na comunicação de sua empresa.

Por que isso acontece?

Toda pessoa tem uma necessidade interna de pertencimento, onde além de suas necessidades básicas, psicologicamente tem a necessidade de inserção social em algum grupo, após inserida, passa a querer ser amada e amar o próprio grupo. Essa atitude é conhecida como Identidade Social e pode ser definida de uma maneira reduzida como uma roda de amigos, tanto quanto em proporções maiores, como uma auto definição de qual classe social se deseja viver.
Esse fator é muito importante para ajudar o empreendedor a compreender quem é o seu público, e desta forma, direcionar seus esforços de comunicação de forma correta.

Meu publico Alvo

Muitas de nossas escolhas durante a vida são reflexos de ideologias que escolhemos representar, as vezes ideais de empresas que adotamos como nossas. Estamos constantemente expostos a fazer esses tipos de escolhas: café ou água, tênis ou sapato, doce ou salgado, Pepsi ou Coca-Cola. É por isso que uma marca precisa se preocupar e investir em construir uma imagem sólida, com características que compactuem com os ideais definidos para atingir um público-alvo predeterminado.

Mas, definir um público-alvo não se trata apenas de um planejamento prévio, a definição está ligada a aceitação do público em relação aos produtos e serviços oferecidos. Uma empresa que não conhece seus clientes dificilmente é capaz de aprimorar seus produtos e melhorar seus serviços, é necessário entender as características daqueles que buscam o que a empresa tem a oferecer e analisar a expectativa e a satisfação.

Observando seus clientes você será capaz de construir um perfil para o seu público-alvo (persona),  que servirá de base para alinhar as ideias de o que fazer com o que será aceito pelo seu público consumidor. Alguns pensamentos comuns que são aplicáveis nessa etapa são, a busca por informações demográficas das áreas onde pretende atuar. Em caso de diversidade de produtos ou serviços, crie subgrupos para aumentar a chance de atingir o público certo. Identifique as necessidades do seu público, não necessariamente o que é bom para você é bom para o seu público, trabalhe com oportunidades de venda que agradem o seu perfil de público-alvo.

Conhecer onde o seu público-alvo está e divulgar em canais onde você sabe que irá encontrá-lo, são passos que ajudarão no crescimento da sua marca.

Nós da Traço – Arquitetura e Comunicação podemos ajudar você a alcançar esse objetivo, entre em contato com a gente e vamos juntos fazer a sua empresa crescer ainda mais.

Usar as estratégias corretas não lhe garantem o sucesso, mas previnem o fracasso.

 

Escrito por:
GUSAVO_PNG Gustavo Valente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s