Gasto ou investimento? Talvez esta seja a primeira pergunta que um empresário se faz antes de investir em publicidade. Mas como saber se está se investindo ou gastando?

Indo direto ao ponto, podemos responder essa pergunta da seguinte forma: Você deve investir e acreditar na comunicação, mas é necessário que esse investimento seja feito de forma planejada e correta, não se deve investir pra gastar.

Imagine que a sua empresa é uma nova receita que você está preparando e a publicidade é o tempero do prato, ou seja, ao preparar uma refeição você espera um determinado sabor e por isso usa os temperos corretos, na quantidade e ordens exatas, sempre proporcional aquilo que busca, mude a ordem dos temperos ou a sua quantidade e você pode colocar tudo a baixo. Na publicidade a lógica é basicamente a mesma, mas o que está em jogo é o dinheiro e o posicionamento de sua empresa. Toda campanha publicitária deve ser pensada e planejada antes de qualquer execução, até as feitas em ”cima da hora” precisam de um mínimo planejamento para um bom resultado.

Um dos fatores de maior descontentamento por meio dos empresários que contratam uma agência, é o fato de muitas vezes acreditarem que existe pouco retorno por investimento realizado. Mas antes de se tirar conclusões é necessário avaliar alguns pontos.

Retorno sobre Investimento

– Qual o valor que invisto e qual o valor que eu espero como retorno?

Sim, isso é praticamente uma regra, quanto maior o investimento, maior é o retorno por parte da campanha. Não existe uma fórmula mágica que fará sua empresa lucrar milhões de reais apenas gastando mil reais uma única vez.

– A Frequência em que sua empresa aparece ou é vista no mercado.

É comum que alguns empresários se decepcionem ao investir em propaganda pela primeira vez, isso porquê, muitos acreditam que basta apenas um anúncio aleatório em mídias e meios de comunicação, ou então que basta desenvolver um folder e esperar que os clientes irão aparecer – e quando isso não acontece, passam a acreditar que é a publicidade que não funciona, porém, esquecem que sua empresa esteve no anonimato por vários meses ou até anos ou então que, muitas vezes o investimento foi destinado de forma incorreta.

Com exceção de campanhas promocionais, onde o que vale é a oferta/preço e normalmente se tem um retorno um pouco mais rápido, a maioria das campanhas publicitárias, principalmente as institucionais, precisam de médio à longo prazo para um retorno efetivo, porém é aqui, que diferente de campanhas promocionais o cliente acaba se fidelizando a sua marca e tornando-se uma consumidor fiel.

Já se perguntaram, por que a Coca-Cola que está ha mais de 110 anos no mercado e possui centenas ou milhares de pontos de vendas em praticamente todas as cidades do mundo, nunca parou de investir em publicidade? Eles fazem isso porque sabem que precisam se manter fortes na mente do consumidor, eles querem continuar sendo lembrados como a primeira marca quando falamos: “Refrigerante”.

Independente do que você comercializa, seja, produtos, ideias, serviços, conceitos, etc, o processo é o mesmo; é necessário saber o que se quer, planejar e fazer o investimento necessário pra se ter o retorno esperado.

“Ah, mas investir em publicidade é caro!“

Sim, o investimento em publicidade não é barato, mas ele se paga sempre que utilizado de forma correta. É necessário entender que você está contratando profissionais que irão te auxiliar a vender e ganhar mais dinheiro. E pra esse trabalho funcionar a agência precisa passar a entender o seu negócio quase tanto quanto você, precisa conhecer o seu público, o seu produto e os seus objetivos para então te apresentar soluções possíveis e que cabem no seu orçamento.

“Mas fica difícil investir com essa crise, acho que vou cortar verba da publicidade!”

Então no momento em que você mais precisa vender, aparecer e ser lembrado, você resolve cortar os investimentos do marketing e da comunicação da sua empresa? Não seria esse o momento para você entrar em contato com a sua agência e juntos traçar uma estratégia que alavanque as suas vendas?

invista_ideias.jpg

“Ok, vou investir na publicidade da minha empresa, mas o que devo fazer?”

Como para qualquer outra área, nesse momento você deve contratar os profissionais corretos para executar essa tarefa, nesse caso o melhor grupo de pessoas para te ajudar, você vai encontrar dentro de uma agência de publicidade, afinal são eles que conhecem as dezenas de opções para aumentar a visibilidade e vendas de sua empresa. O interessante nesse momento é que agência e cliente sejam o mais transparente possível entre si, pois como já citado, a agência precisa saber o real problema, onde o cliente quer chegar mas também o que ele pode investir.
Trabalhando juntos, com certeza é possível encontrar soluções reais e com retorno financeiro para sua marca.

Se tiver alguma dúvida sobre como funciona essa relação entre agência e cliente, mande uma mensagem para nós (traco@tracoatelie.com.br) que vamos solucioná-la juntos!
Vem com a gente?!

Escrito por: 
ANDREI Andrei Nicolai Kasper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s