O marketing digital nada mais é do que fazer marketing utilizando ferramentas da internet para criar ações, atrair novos clientes, fidelizar os já existentes e o mais importante: mensurar e ter controle sobre o seu negócio de uma forma mais prática e eficiente.

Vivemos em um cenário digital, onde plataformas de comunicação online ganharam proporções gigantescas e quem ficar de fora, estará perdendo uma fatia muito grande de mercado. A realidade é que, segundo estudos, os brasileiros passam em média 9 horas online por dia, dessa forma o marketing digital abre muitas oportunidades de negócio.

Fazer o planejamento e ter controle de quantas pessoas se interessam pelo seu produto ou serviço em um ambiente offline é uma tarefa muito difícil, estar presente e mostrar sua marca com relevância demanda um investimento mais alto. Esses são alguns dos motivos que fizeram o marketing tradicional perder um pouco de espaço no cenário atual.

IMG_01.jpg

Investir em marketing digital é vantajoso, mas é preciso ter profissionais capacitados para traçar estratégias sólidas e eficientes, caso contrário, o resultado não será o esperado e o investimento não será convertido em lucro, serão só despesas.

Listamos aqui, alguns benefícios de quando se investe no marketing digital, de maneira profissional:

Você consegue mensurar a quantidade de acesso que teve, quantas pessoas se interessaram pelo seu produto, o potencial de compra delas, organizar o quanto investir no mundo online e além disso, coordenar e organizar seu fluxo de trabalho baseado nos resultados que obteve. Uma das principais vantagem, é que é possível gerar relatórios diários, semanais e mensais, assim você consegue saber o que está dando certo e o que precisa mudar, de forma rápida e assertiva.

Atingir o cliente com precisão, segmentando o público que realmente tem interesse na compra do seu produto, ou seja, comunicação focada no target certo. No marketing digital é possível atrair potenciais clientes usando mecanismos de busca, redes sociais e ferramentas online, como: Google, e-mail, Facebook, Instagram, Twitter e outras mídias. A construção de conteúdos relevantes permitem que seu negócio tenha uma grande audiência e que parte desse esforço seja convertido em venda.

O investimento é convertido em lucro, através do monitoramento e aplicação de métricas durante o processo de relacionamento com possíveis clientes é possível analisar o resultado que o investimento vem tendo, dessa forma, o marketing digital permite um baixo investimento com excelentes resultados, quando comparado com alguns modelos mais clássicos de publicidade. Isso o torna viável para pequenas e médias empresas.

A internet nos oferece muito potencial e as empresas devem tirar proveito disso, pois é um meio que aproxima as pessoas e pode aproximar seu negócio dos seus clientes ou potenciais clientes. É preciso saber usufruir das vantagens que ela proporciona e dessa forma, estabelecer um passo a passo, e assim, construir um caminho para atrair o seu público e alavancar suas vendas. O indicado é que as etapas definidas sejam respeitadas, podendo, ser adaptado de acordo com as necessidades da sua empresa.

E como seria esse passo a passo?

Primeiro, atrair visitantes, isso pode ser feito através de ações, campanhas online, landing pages, etc. Depois é necessário os converter em leads (clientes em potencial), essa conversão pode acontecer através de formulários online, oferecendo alguma vantagem para que eles confiem em você, como um ebook ou cupom promocional. Com os leads convertidos é preciso estabelecer uma relação e os nutrir para criar uma aliança forte. O próximo passo é observar as oportunidades e perceber se o seu lead está pronto para ser abordado pela equipe de vendas, para só assim se tornar um cliente.
Faça a análise de todo esse processo para que o investimento seja convertido com precisão e com o passar do tempo, se tornará um processo automático dentro da sua empresa e você logo perceberá resultados positivos no seu faturamento.

IMG_02.jpg

Toda essa definição é importante para que as metas que foram traçadas sejam alcançadas. Fazer marketing digital não é apenas gerar conteúdo online sem um propósito e sem métricas, é um trabalho que requer esforço do time de marketing e vendas que estão envolvidos nesse processo.
Você está pronto para isso? Contrate profissionais que façam esse trabalho com eficiência e veja seu negócio crescer cada vez mais.

Por tudo isso, sabemos que o marketing digital é o novo cenário para a comunicação, o consumidor está mais exigente e as mídias sociais estão aí para ajudar na venda e na construção da imagem da sua marca.
Não fique de fora, esteja no universo online e invista em marketing digital, crie estratégias e um modelo de negócio mensurável, que seja efetivo e tenha fácil adaptação.

Escrito por: 

CLAUDIA Claudia Malacarne

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s