Acredito que todo mundo já ouviu ou vai ouvir falar de Marketing, ainda mais se trabalha nos setores industriais e comercial, onde talvez, essa palavra seja utilizada com maior frequência. A verdade é que o marketing está presente em todas as áreas e setores, e em todo o mundo, e muitas vezes acabamos utilizando dele e suas técnicas involuntariamente.

Mas enfim, o que é marketing?
Eu gosto de falar que o marketing é praticamente tudo. É a forma como você, seu produto ou marca se apresentam, conversam, vendem, pensam, agem, etc. Mas muito além disso, segundo Philip Kotler:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”  

AbuscadoConsumidor.jpg

Tão antigo quanto as relações humanas, o marketing vem se adequando junto das tendências e comportamento humano, ou seja, o marketing evolui e hoje, o ideal é muito diferente do que era feito a 50 anos atrás e esse será nosso assunto a partir daqui. Vamos abordar as principais diferenças entre o Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0. Vamos lá?!

Marketing 1.0
ford_propaganda.jpgIndo direto ao ponto, essa Era tinha apenas um foco: O produto. As opções de mercado não eram tão grandes e as empresas produziam o mesmo produto em grande escala e era o consumidor que precisava se adaptar ao que era vendido.

Centrado no produto as empresas produziam aquilo que julgavam ideal, sem se preocupar muito com a opinião do consumidor. Talvez o exemplo mais claro e que melhor represente essa época, a Era do Produto, é a famosa frase de Henry Ford: O cliente pode ter o carro na cor que quiser, contanto que seja preto”.

Marketing 2.0
A partir desse ponto o foco mudou, as empresas passaram a se importar mais com o gosto e opinião do consumidor. Com a expansão do acesso a informação e aumento da concorrência as empresas precisaram se adaptar e fornecer mais opções de serviços e produtos. Nesse momento, mais que anteriormente, as marcas já trabalhavam para que o cliente retornasse, ou seja, eram oferecidas mais opções de produtos, cores, tamanho, etc. Podemos dizer que essa foi a “Era do Consumidor”.

Momento onde a fidelização entre cliente e marca se tornaram mais importantes e jargões como: “O cliente tem sempre razão!”, “O cliente é o rei.” – tornaram-se populares.

Marketing 3.0
Focada no consumidor, mas não apenas em vender e sim em se relacionar com ele. A partir desse ponto, a globalização, os avanços tecnológicos, a diversidade de perfis e a facilidade ao acesso de comunicação tornaram a necessidade das empresas de conhecer o seu target (público alvo) muito maior.

A partir daqui as empresas perceberam a necessidade de conhecer aquilo que realmente era valorizado pelo seu cliente, ou seja, se a pessoa se importa com o meio ambiente, se ela está preocupada com o aquecimento global ou ainda assim, saber o que se passa na comunidade onde a marca esta inserida e como as pessoas percebiam a empresa. Isso tornou-se um ponto essencial na relação marca x cliente.

Outra característica muito importante e indiscutível para a mudança na forma de marketing é que a partir desse momento, o cliente deixou de ser em sua maioria passivo e tornou-se ativo, agora ele simpatiza com os valores da marca, com as ações que ela cria e participa; o cliente passa a falar bem da empresa pra outras pessoas, gerando propaganda e visualização. Porém, se o mesmo, não simpatiza com as ações da marca, a probabilidade de expor negativamente a empresa é grande.

Essa era é chamada de a “Era dos Valores”, ou seja, com a existência de centenas de milhares de marcas, em todas as áreas e ramos, só a qualidade e preço do produto não são mais o essencial, agora é necessário que o cliente simpatize com a marca e suas ações.

Marketing 4.0
Enfim chegamos a era do marketing em que vivemos nesse momento (2017), porém ingressamos nela há alguns anos, mas passamos a ouvir e falar dela mais recentemente, graças ao lançamento, mesmo que já atrasado, do livro “Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital”, escrito pelo guru do Marketing: Philip Kotler.

No Marketing 4.0, como o próprio título do livro de Kotler menciona, o futuro do marketing é digital. Não se deve descartar o que foi aprendido com as versões anteriores, principalmente com a 3.0, que é provavelmente a mais importante de todas. Mas agora devemos utilizar esse conhecimento e “digitalizá-lo”.

Mas e o por que disso? Porque o ser humano nunca foi tão digital como é agora, nunca usamos tanto a internet para pesquisar sobre um determinado produto, marca ou assunto. O consumidor nunca esteve tão presente e ativo. A internet e as mídias sócias deram poder ao consumidor que hoje não é mais refém de nenhuma grande marca, e muito além disso, ele não está mais sozinho, encontrando na rede mundial de computadores mais outras milhares de pessoas com as mesmas opiniões e gostos que ele, e é essa união que torna tão poderosa a opinião e visão desse consumidor.

Ta mas como a sua empresa pode aproveitar isso?
Escute o seu target (público alvo), descubra o que ele pensa sobre determinado assunto, veja o que ele consome na internet e se comunique com ele através desse canal. Quer um exemplo? Você já reparou como o crescimento de youtubers (profissional que produz vídeo e conteúdo para o youtube) se tornou grande nos últimos 5 anos? Aqui temos um exemplo de aplicação do marketing 4.0, onde as empresas utilizam esse youtubers, formadores de opinião, para vender e ou divulgar seu produto ou marca. E isso funciona muito bem porque, o público de um determinado canal do youtube, vê no apresentador um amigo, alguém em quem se pode confiar, e se um amigo lhe oferece algo, você normalmente acredita que essa é uma boa opção. Então por que não comprar?

pessoas_marcas.png

Ainda encontramos muitas empresas por ai que continuam trabalhando tendo como base o Marketing 1.0 ou 2.0, mas você não quer isso para o seu negócio, né? Então, se você se identificou com algum desses 02 primeiros, está na hora de mudar. Se já está trabalhando com 3.0 agora sabe que já existe uma forma de melhorar o seu marketing que já é bom e se você já está se utilizando do 4.0: Parabéns, você já deve estar a frente da concorrência!

O que podemos tirar disso tudo?
Acredite no poder da internet e em como ela pode ajudar o seu negócio a crescer, não importa o setor em que sua empresa atua.

Escrito por: 
ANDREI Andrei Nicolai Kasper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s