Agradar a todos não resolve, é o mesmo que ter uma flecha para acertar vários alvos, na hora de comunicar é preciso ter posicionamento e mostrar para que a sua empresa veio. Mas você sabe como fazer isso e o porquê é tão importante ter uma marca bem posicionada?

Conseguir alinhar elementos visuais e agregar valores intangíveis em uma marca faz com que ela seja referência para o consumidor e é isso que toda empresa busca. Para isso é preciso, em primeiro lugar, criar um consumidor ideal, aquele que irá buscar o seu produto ou serviço, dessa forma é desenvolvida uma marca que alimente as necessidades do consumidor ideal e que os conecte. É preciso ter um objetivo e ser assertivo, afinal a marca é o DNA da empresa e esse DNA deve estar dentro do seu cliente.

O empreendedor deve conhecer tudo sobre o seu negócio, ele precisa saber qual é a imagem que quer transmitir e para quem ele quer vender. Ter foco é o principal, depois disso é importante traçar estratégias, criar valores, gerar necessidade e construir uma marca forte. A partir daí a empresa pode se tornar referência no mercado e ficar conhecida pelo público.

Uma marca não é o produto, serviço ou materiais que a empresa tem, quando se fala em marca ou branding deve-se saber que ela engloba um universo mais além, são os valores intangíveis que ela tem. Ela agrega valor a tudo que você está oferecendo, fazendo com que o consumidor sinta prazer em adquirir seu produto ou serviço e esteja disposto a pagar pela qualidade que ele possui.

IMG_01.jpg

Quer criar mais que um logotipo?

Criar um desenho para a marca que represente a sua essência, seu produto ou serviço de forma atemporal e fazer com que o logotipo seja reconhecido é fundamental, mas além disso, a marca deve gerar um sentimento no consumidor, deve ser simples e minimalista com uma comunicação inteligente. Nós te damos algumas dicas que te ajudarão a definir e aplicar alguns passos para não deixar que a sua marca e seus valores se percam:

Crie estratégias: Tenha em mente que é preciso ter objetivos e criar propostas relevantes, para mostrar ao consumidor que sua marca é mais importante do que a da concorrência. Não venda um produto, ou serviço, venda necessidade. Não vise apenas o lucro, crie conexões e respeite seu cliente, enfatize a vontade que os dois tem de melhorar o dia-a-dia e trazer praticidade para ele que está consumindo o que você está oferecendo.

Invista em comunicação: A palavra já diz tudo, ela comunica, mas o que é preciso comunicar? Produtos, serviços, promoções, novidades? Sim, tudo isso, mas sempre seguindo a essência da sua marca. Você pode ter um público definido, um logotipo lindo, estratégias criadas, mas se não mostrar isso ao mundo, o seu negócio corre grande risco de entrar em declínio. A comunicação reforça o diferencial da sua marca, aproxima o público, seus colaboradores e parceiros, cria posicionamento.
Você pode criar uma comunicação interna, para seus colaboradores. O branding está em tudo e a raiz dele é dentro da sua própria empresa, todos precisam abraçar a sua marca e defendê-la. Não esqueça de passar todos os valores, em primeiro lugar, para quem constrói ela no dia-a-dia. Crie uma comunicação externa, para seus clientes e os potenciais clientes, invista em materiais que irão trazer retorno, faça um planejamento de ações e seja referência naquilo que está oferecendo.

Defina uma identidade visual: até aqui você já sabe que a marca possui valores intangíveis e o que é a identidade visual nesse contexto? São todos os elementos visuais que a marca possui, como por exemplo, cores, formas, imagens, tipografia e personagens. É o que você vai apresentar visualmente da sua marca, seja em um cartão de visita, uma campanha de publicidade ou em um site. É também a forma como o logotipo será aplicado nesses materiais, seguindo sempre um padrão de fácil reconhecimento e associação.

IMG_02

Planeje e crie uma gestão de marca: tudo isso que foi descrito faz parte do branding – que vai parte da identificação do cliente, criação de estratégias, valores e a comunicar de fato, indo muito além do foco comercial.

Tenha empatia pela sua marca e pelo seu público!
Descubra todas as necessidades e carências que sua empresa possui, planeje seus passos e construa a gestão da sua marca de forma sólida.

Escrito por:
CLAUDIA Claudia Malacarne

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s