Dar um nome ao negócio está longe de ser uma tarefa simples e rápida, aliás, não são só as mamães e papais que perdem horas buscando um nome ideal. Empresários, também, se veem nessa situação quando precisam dar nomes a sua empresa. O que difere as situações é que se tratando de uma empresa, não são só os “significados gregos dos nomes” e gostos familiares que devem ser contabilizados para dar vida ao seu negócio ou produto.

Não é difícil entender do que se trata o termo Naming, até porque o seu significado não é específico de uma única função. Ele é o trabalho de escolha do nome de uma empresa, serviço ou produto, estabelecendo uma relação direta com a estratégia traçada pela marca.

Naming_Imagem Corpo

Planejar o nome que você dará a sua empresa já acrescenta o quesito diferencial a sua marca, porque é no nome que tudo começa. O processo pode ser longo, de muito estudo e pesquisa, exige um planejamento rigoroso e detalhado, e tem o intuito de nomear a empresa/serviço/produto da maneira mais adequada possível, levando em conta todos os diversos fatores que somados farão do nome um dos pontos chaves do seu negócio. Inclusive, determinar se você vai ser de fato, lembrado facilmente ou não, confere uma responsabilidade enorme sobre o profissional que realiza o processo de naming, por isso é crucial confiar esta missão a profissionais que tem as capacidades necessárias para auxiliá-lo nessa situação.

Os nomes podem ser classificados conforme o seu tipo: temos os descritivos, os que são associativos, nomes que são combinações, alguns utilizam siglas, outros são abstratos, mas cada um tem características que melhor podem se adequar ao propósito do seu negócio. Por isso a necessidade de garantir que um excelente trabalho de naming seja executado é crucial, assim você garante um nome exclusivo, evitando que sua empresa  dispute atenção com outros milhares de negócios com o mesmo nome.

Algumas características que ajudam a transformar o naming, em um nome ideal são:
Comprimento, geralmente nomes curtos são de fácil pronuncia e escrita, tornando assim fácil a sua memorização;  Ele precisa ser lícito – permitido conforme a lei – e estar disponível para registro, caso o empresário queira registrá-lo; é interessante que o naming seja adequado ao seu mercado, estando neutro à organizações e culturas específicas; permitir que seja pronunciado internacionalmente e por último e não menos importante, ter originalidade.

Naming_Imagem Corpo 2.png

A importância de ser original vai muito além de encontrar uma palavra que ninguém tenha utilizado antes, o sentido da palavra “originalidade” tem muito a ver com a forma com que será expresso o posicionamento da empresa e seus ideais. Ainda não há um método que categorize um bom nome de um mau nome, mas é possível afirmar que, é preciso trabalhar duro para encontrar um nome que represente aquilo que a empresa busca passar, ou seja, um nome bem planejado deve dizer a que a empresa veio e quais os seus objetivos.

O primeiro contato entre o cliente e empresa, é importantíssimo, pois isso pode definir como será esse relacionamento no futuro. Pensar em todos os detalhes, lhe ajuda com os objetivos e metas da empresa, direcionando todos os esforços para o seu real consumidor. A maneira como ele enxerga a empresa, vai depender das experiências que ele vivenciar em todos os aspectos, não só em relação aos produtos e serviços, mas como um todo, começando pelo nome.

Uma vez que o seu potencial cliente reconhece e se identifica com sua empresa, podendo ocorrer através de um sentimento ocasionado pelo nome de sua marca, você já alcançou um grande passo inicial, porque sem dúvida, um dos pontos mais importantes da relação marca e consumidor é essa troca de sentimentos em comum. Portanto, se você deseja ser lembrado, encontre um profissional que execute esta tarefa com maestria, porque ser lembrado hoje, se tornou uma questão de sobrevivência!

 

Escrito por:
carolizeCarolize Ferraboli

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s